Logo Píer 135
Conheça o Lago de Furnas

Conheça o Lago de Furnas

Conhecido como “Mar de Minas”, o Lago de Furnas atrai milhares de turistas todos os anos. Veja aqui um pouco mais sobre esse destino.

Você provavelmente já ouviu a frase “viajar não é luxo, é necessidade”. Essa afirmação tem se tornado cada vez mais verdadeira no Brasil. Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo (Fecomercio), o setor deve ter um crescimento de 11,5% a mais que em 2022.

Ainda de acordo com os dados, o segmento acumula um faturamento de R$ 121 bilhões entre janeiro e outubro de 2023, R$ 12 bilhões a mais do que no mesmo período do ano passado.

Minas Gerais aparece com o segundo maior faturamento no ano entre os estados, ficando atrás apenas de São Paulo. O estado também tem o maior crescimento em comparação a 2022 com 17,8%.

Um dos principais atrativos turísticos em território mineiro e que gerou impacto nesses índices positivos é o Lago de Furnas. Veja sobre um dos cenários mais encantadores do país.

Origem

Conhecido como o “Mar de Minas Gerais”, a história do Lago de Furnas teve início no final da década de 1950, quando o então presidente Juscelino Kubitschek iniciou a construção da hidrelétrica de Furnas.

Para isso, foi feita uma barragem que inundou uma área de 1.400 quilômetros quadrados, formando um dos maiores lagos artificiais do mundo. As águas do local alimentam hoje a turbina de nove hidrelétricas, além do turismo recreativo da região.

No total, 34 cidades mineiras são banhadas pelo Lago de Furnas, que conta com 450 metros de profundidade e 5,4 mil quilômetros (o equivalente à metade do litoral brasileiro). Além disso, o volume de água no local é quatro vezes maior do que a Baía de Guanabara no Rio de Janeiro.

As cidade banhadas são: Aguanil, Alfenas, Alpinópolis, Alterosa, Areado, Boa Esperança, Cabo Verde, Camacho, Campo Belo, Campo do Meio, Campos Gerais, Cana Verde, Candeias, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Conceição da Aparecida, Coqueiral, Cristais, Divisa Nova, Elói Mendes, Fama, Formiga, Guapé, Ilicínea, Juruaia, Lavras, Machado, Muzambinho, Nepomuceno, Paraguaçu, Perdões, Pimenta, Poço Fundo, Ribeirão Vermelho, São João Batista do Glória, São José da Barra, Serrania, Três Pontas e Varginha.

Turismo

Repleta de paisagens exuberantes, a região do Lago de Furnas conta com praias, cânions, cascatas e águas cristalinas. Nesse contexto, Capitólio aparece como a cidade de maior destaque.

O verão costuma ser um período chuvoso na região. Por isso, os melhores meses para visitar o lago são abril, maio, setembro e outubro, já que  é possível vivenciar o calor com menos umidade.

Os viajantes devem levar em conta no planejamento que o aeroporto mais próximo de Capitólio fica em Ribeirão Preto- SP, a cerca de 200 quilômetros de distância. Portanto, programe-se para pegar a estrada de carro ou ônibus em um trecho da viagem.

Uma curiosidade é que partes das cidades de Guapé e Capitólio estão submersas no Lago de Furnas. Quando as águas baixam mais de 10 metros, é possível avistar a torre de uma antiga igreja, o que tem atraído turistas.  

Cachoeiras

Os passeios de barcos também são o ponto alto da viagem. O percurso do Lago de Furnas varia de três a sete horas e tem os cânions como principais atrações. Destaque para a Cachoeira Lagoa Azul, Cachoerinha da Ilha e a Cachoeira Cascatinha.

O Vale dos Tucanos é uma das atrações que valem a pena ser conferidas de lancha ou chalana. O local é uma linda formação rochosa em meio a um cânion.

É importante ressaltar que os passeios são extremamente concorridos em feriados prolongados, portanto uma dica é agendar o passeio com antecedência.

Os roteiros de viagem variam em cada agência, pois há um grande número de cachoeiras nos arredores de Capitólio. Uma trilha muito pouco explorada pelos turistas é o Retiro Viking. 

O percurso conta com cinco cachoeiras principais (Trovão, Patinho Feio, Caixinha de Surpresas, Pequena Sereia e Cachoeira do Quelé), além de diversos poços para banho. O caminho entre uma e outra varia de 300 metros a 1 quilômetro.

Outras atrações

O Lago de Furnas abriga um famoso bar temático conhecido como Bar da Ilha da Fantasia, que fica em meio às águas. O empreendimento conta com um píer para ancoragem de embarcação e seguro para nadar.

Os viajantes também podem se deliciar com o melhor da culinária mineira e drinks especiais. Outro destaque é a roda-gigante, no qual é possível visualizar toda a beleza do “Mar de Minas”.

Falando em altura, o ponto mais alto de Capitólio com 1,3 mil metros de altitude é o Morro do Chapéu. É possível alcançar o topo por meio de uma trilha que pode ser feita de carro, bicicleta ou a pé.

No caminho, você pode observar a fauna local, como lobos e tamanduás, além de muralhas de pedras construídas no início do século XX pelo artista e trabalhador rural Nelson Caetano.

Vista aérea demarcada da região do Píer 135

Invista e aproveite o Píer 135

Procurando uma fonte rentável para fazer um investimento no Lago de Furnas? Não deixe de conhecer o Píer 135. Além de ter a oportunidade de morar em um dos destinos mais desejados do Brasil, é possível alugar e ter uma renda extra.

A administradora cuida de todo o processo do aluguel, desde a listagem até a manutenção, garantindo as melhores condições para receber os hóspedes. O local conta com apartamentos mobiliados e escritura individualizada.

Localizado no bairro mais valorizado da região, o empreendimento possui 117 unidades com infraestrutura de ponta, serviços de limpeza e hotelaria com rouparia e enxoval completo.

Se você se interessou pelo Píer 135, entre em contato.

Mais que um investimento

Um estilo de Vida

Agora, é a sua vez de dar o próximo passo e transformar seus sonhos em realidade! Seja para investir, viver ou simplesmente desfrutar de momentos inesquecíveis, o Píer 135 é o lugar perfeito.

NÓS ENTRAMOS EM CONTATO COM VOCÊ

Siga o Píer 135 nas Redes

Compartilhe:

Leia também