Se você ama a natureza, atividades ao ar livre, paisagens deslumbrantes e a gastronomia mineira, a Serra da Canastra definitivamente deve entrar para sua lista de viagens.
Considerado um dos principais destinos para quem gosta de ecoturismo, a Serra da Canastra está localizada no Sudoeste de Minas Gerais. São mais de 200 mil hectares e a região abrange seis municípios:
– São Roque de Minas;
– Sacramento;
– Delfinópolis;
– Vargem Bonita;
– São João Batista do Glória;
– Capitólio
Durante muito tempo, esta região esteve isolada por precárias estradas de terras, mas nos últimos anos tem atraído turistas por conta da experiência de vivência ambiental. Inclusive, o local ganhou o apelido de paraíso mineiro.
Nós separamos algumas das principais atividades que você pode fazer na Serra da Canastra. Confira!
Quando ir?
A Serra da Canastra pode ser visitada durante todo o ano, porém é importante que o viajante leve em conta que o verão costuma ser um período chuvoso em Minas Gerais.
Considere então visitar entre os meses de abril a outubro, que contam com o clima mais favorável.
Parque Nacional da Serra da Canastra
Não há dúvidas de que o Parque Nacional da Serra da Canastra é a principal atração da região. Criado em 1972, o local com aproximadamente 90 mil hectares, reunindo nascentes de rios, vales com altitudes que variam de 900 a 1.500 metros e trilhas.
A maioria das atrações fica concentrada dentro do parque. Os acessos são por estradas de terra. As portarias ficam em São Roque de Minas, arraial de São João Batista da Canastra, Sacramento e distrito de São José do Barreiro em Vargem Bonita.
O funcionamento é liberado todos os dias, das 8h às 18h, porém a entrada só é liberada até as 16h. Visitas guiadas podem ser feitas em horários estendidos, entre 5h e 21h.
Confira alguns pontos turísticos que valem a pena ser visitados dentro do parque.
Nascente do Rio São Francisco
O Rio São Francisco, também conhecido como Velho Chico, é um dos mais importantes do Brasil. É o maior rio totalmente em território nacional. Ele nasce em Minas e passa por Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e deságua no Oceano Atlântico.
A nascente fica a 6 quilômetros do centro de visitantes e o local também conta com uma estátua de São Francisco.
Curral de Pedras
O Curral de Pedras foi o que restou de uma antiga fazenda de uso temporário, quando o gado de leite era levado para as partes altas da Serra da Canastra. Devido à altitude, o local é um ótimo ponto para visualizar o pôr do sol.
Cachoeiras
O Parque Nacional da Serra da Canastra concentra diversas cachoeiras. As três mais famosas são:
Cachoeira Casca d’Anta: é o principal cartão-postal do parque e o ponto turístico mais requisitado. Com 186 metros de queda, essa é a segunda maior cachoeira de Minas Gerais.
Cachoeira do Fundão: com 90 metros de queda e águas esverdeadas, essa cachoeira é um belo exemplo de preservação da natureza. No entanto, o trajeto para chegar lá envolve 35 km de estrada de terra e uma trilha de 1,6 km.
Cachoeira dos Rolinhos: ela é dividida em três quedas que juntas somam 210 metros. A parte alta proporciona uma paisagem incrível. Para esse passeio é indicada a contratação de um condutor experiente, devido à dificuldade da trilha.
No entorno do parque, há algumas reservas particulares que incluem outras opções de trilhas e cachoeiras.
Queijo da Canastra
Quem não gosta de comer um bom queijo? A produção na Serra da Canastra é uma tradição de quase 200 anos e já foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Os queijos são vendidos em diversos pontos nas cidades da região, e algumas fazendas estão abertas para turistas conhecerem o processo de fabricação. É possível também comprar o queijo direto da fazenda. Algumas das mais conhecidas são:
– Fazenda São Bento;
– Roça da Cidade;
– Empório É Nóis na Canastra.
Piscinas naturais
Em uma área particular, próxima da portaria 4 do Parque Nacional da Serra da Canastra, estão as piscinas naturais do Tio Zezico. O local é perfeito para crianças e idosos, já que não é necessário passar por trilhas para chegar até lá. Você também poderá ver vários peixinhos de cor azul-turquesa.
Invista no paraíso mineiro!
Se você gostou das atrações da Serra da Canastra e quer fazer um investimento, você precisa conhecer o Píer 135. Localizado no elegante bairro Escarpas do Lago em Capitólio (MG), o empreendimento traz todo o conforto para quem deseja morar em um dos destinos mais desejados do Brasil.
O Píer 135 também é uma oportunidade de renda extra, com alta demanda de locação pelos turistas que visitam a região. A administradora cuida de todo o processo do aluguel, desde a listagem até a manutenção, garantindo as melhores condições para receber os hóspedes.
O local conta com apartamentos mobiliados e escritura individualizada. São 117 unidades com infraestrutura de ponta, serviços de limpeza e hotelaria com rouparia e enxoval completo.
Se você se interessou pelo Píer 135, entre em contato.