A encantadora região de Escarpas do Lago, em Capitólio, é rica em opções de passeios imperdíveis. São lagos, cânions, mirantes, cachoeiras, rios e trilhas ecológicas perfeitas para quem quer, ao mesmo tempo, aproveitar momentos de lazer e desbravar a encantadora paisagem do sudoeste de Minas Gerais.
Seja para recarregar as energias no fim de semana, aproveitar um feriado prolongado, relaxar naquelas férias merecidas ou morar em um lugar de natureza privilegiada, Escarpas do Lago é o lugar ideal.
Por isso, preparamos uma lista dos melhores lugares para você aproveitar ao lado da família e dos amigos nos dias ensolarados e de céu azul que reinam em Escarpas do Lago.
Vamos nessa?
Observar a vista do Mirante dos Cânions
O visual é espetacular do alto do Mirante dos Cânions. Com um cenário de encher os olhos, esse é com certeza um dos passeios imperdíveis de Escarpas do Lago.
É do topo dos grandes paredões rochosos que se vê a dimensão do Lago de Furnas, conhecido carinhosamente como “mar de Minas”.
Uma atração obrigatória durante o tempo em que se passa em cima dos cânions é observar a Cachoeira do Cânion de Furnas de dois ângulos.
Ela pode ser vista a partir do suspenso Mirante Escondido, e também de cima, a impressionantes 40 metros de altura, a partir da Ponte Pênsil, que tem 110 metros de extensão.
Caminhando pela ponte chega-se ao segundo mirante, conhecido como Clássico. É desse ponto que é feita a famosa imagem do Lago de Furnas, com o canal formando um “s” entre os cânions.
Para quem gosta de se aventurar nas alturas, o cânion conta com uma tirolesa a 100 metros de altura. O aventureiro de plantão pode cruzar de um lado a outro em um percurso de 600 metros de extensão, cheio de adrenalina e com um cenário inesquecível.
O ingresso combinado dá direito aos mirantes e à tirolesa.
Passear de barco pelo Lago de Furnas
As trilhas por dentro d’água no Lago de Furnas jamais podem ficar de fora nos passeios imperdíveis de Escarpas do Lago.
E o melhor é que muitos dos passeios tem como ponto de partida o píer de Escarpas do Lago, além da Ponte do Rio Turvo, na MG-050.
A água de coloração esverdeada, cercada pelos impressionantes paredões de rocha que cercam o lago de com 1.440 km² de área, foi criado em 1965 para suprir a Usina Hidrelétrica de Furnas, ajudando a fazer de Capitólio o principal ponto turístico da região.
O percurso do Lago de Furnas, que varia entre três e sete horas, tem como as principais atrações os cânions, a Cachoeira Lagoa Azul, a Cachoeira Cascatinha, a Cachoeirinha da Ilha e o Vale dos Tucanos, onde as fotos e selfies registram momentos de descontração e captam toda a beleza do lugar.
No roteiro, feito em embarcações contratadas, como lanchas e chalanas, estão previstas diversas paradas, algumas para banho e outras apenas para contemplação do visual.
Além das atrações naturais do lugar, estão colocados estrategicamente pelo lago bares flutuantes e restaurantes ideais para badalação e que oferecem suporte durante os passeios.
Aproveitar as lindas cachoeiras de Escarpas do Lago
Cachoeiras incríveis são uma “especialidade” da região. Conhecer cada uma delas é justificável, uma vez que os cenários são espetaculares e cada passeio se transforma em algo único.
As principais cachoeiras de Capitólio têm acesso pela rodovia MG-050. Isso facilita muito, porque torna a viagem mais prática e muitas das cachoeiras podem ser visitadas no mesmo dia.
Outro ponto positivo desse passeio imperdível de Escarpas do Lago é a acessibilidade das estradas de terra para carros comuns, o que evita a necessidade de alugar veículos específicos para esse terreno.
Lembrando, ainda, que praticamente todos esses lugares cobram algum tipo de taxa de entrada.
Conheça algumas das melhores cachoeiras a seguir:
Cachoeiras da Trilha do Sol
Formado pela Cachoeira Poço Dourado e a Cachoeira do Grito, além de um lindo mirante e diversos pontos para banho próximos às quedas d’água, a Trilha do Sol é um dos passeios mais conhecidos da região.
A infraestrutura é ótima, com banheiros e restaurantes, e um caminho muito bem sinalizado. O percurso total da trilha tem apenas 3 quilômetros (ida e volta).
A primeira parada é o Poço Dourado, que conta com água em tons de amarelo-ouro. A trilha é bem tranquila e, ao final do trajeto, há uma pequena queda d’água para se refrescar com um banho gelado.
Depois é só caminhar em uma subida de nível leve e chegar até a Cachoeira do Grito, onde o poço principal tem boa profundidade para nadar e, ao lado, há uma pequena prainha para descansar.
Cachoeiras Paraíso Perdido
O complexo de cachoeiras Paraíso Perdido reúne 18 atrações entre cachoeiras e poços, o que rende um dia completo de passeios.
O visitante não pode deixar de conhecer o Poço do Mirante, a Cachoeira da Árvore e o Poço da Prainha, além da grande piscina natural formada pela última queda d’água.
Um banho de cachoeira para recarregar as energias e voltar para a trilha faz parte do percurso, que oferece ainda estrutura de primeira qualidade com restaurante, áreas para camping, hospedagem e banheiros.
Cachoeiras Pé de Serra
No mesmo curso de água (só que no sentido descida do Ribeirão Quebra Anzol) e com as mesmas atrações do Paraíso Perdido, a Pé de Serra tem uma trilha mais simples de ser percorrida, mas ainda assim com alguns trechos que exigem atenção por causa das pedras escorregadias embaixo da água.
Por ter uma infraestrutura mais rústica, seus preços são mais convidativos do que a entrada nas atrações da Paraíso Perdido.
Cachoeira da Capivara
Localizado nos arredores do Mirante do Cânion, o Parque Ecológico Cachoeira da Capivara conta com a cachoeira de mesmo nome e também com a Cachoeira da Pedra Ancorada.
No começo da trilha, a Cachoeira da Pedra Ancorada é perfeita para quem quer se banhar em um poço mais raso e tranquilo. Descansar em uma das pequenas quedas d’água, como se estivesse em uma banheira de hidromassagem, é um privilégio.
Um quilômetro para frente na trilha, está a Cachoeira da Capivara. Para chegar até lá, é preciso saltar pedras e atravessar rios de um lado para outro, mas vale o esforço para nadar.
Cachoeiras Retiro Viking
Mesmo não muito distante das outras atrações, a Cachoeiras Retiro Viking é pouco explorada pelo turismo local, talvez pela precariedade da estrada de terra que leva até as quedas d’água.
Mas a beleza do lugar faz tudo valer a pena. O complexo conta com cinco cachoeiras principais e diversos poços para banho, ligadas por trilha e também por estrada.
Em ordem na trilha, as cachoeiras do Retiro Viking são:
- Cachoeira Trovão;
- Cachoeira Patinho Feio;
- Cachoeira Caixinha de Surpresas;
- Cachoeira Pequena Sereia;
- Cachoeira do Quelé.
O caminho entre uma e outra varia entre 300 metros e 1 quilômetro, e é recomendado para aqueles que preferem ter contato com a natureza em lugares mais calmos, sem grande fluxo de turistas.
Outras cachoeiras imperdíveis em Escarpas do Lago
Veja mais algumas cachoeiras imperdíveis para os dias de calor em Capitólio:
- Cachoeira do Filó: uma das mais fáceis de serem visitadas, pois fica à beira da MG-050 e praticamente sem trilha a ser percorrida, tem um grande poço para banho e uma pequena prainha;
- Cachoeira Diquadinha: também de fácil acesso, recebe muitos turistas que querem aproveitar as piscinas naturais rasas, as duas quedas d’água e os poços com três metros de profundidade;
- Cachoeira Poço Dourado: apesar do mesmo nome, essa não é a mesma da Trilha do Sol. Bem próximo à MG-050, não tem uma grande queda, mas a linda vista e a temperatura deliciosa da água compensam;
- Cachoeira do Lobo: já fora da MG-050, a cachoeira é uma atração especial, com grande volume de água, trilhas, banheiras de hidromassagem e piscinas naturais;
- Cachoeira Fecho da Serra: de difícil acesso e um tanto “escondida”, é uma das mais bonitas cachoeiras da região. Essa beleza pode ser observada na união da queda d’água de 30 metros de altura com o visual, pois ela fica em meio a um lindo vale.
- Cachoeira Casca d’Anta: a 100 quilômetros de Capitólio, na Serra da Canastra, a Cachoeira Casca d’Anta é a maior queda d’água do Rio São Francisco. São 186 metros de queda livre em meio ao Parque Nacional da Serra da Canastra.
Subir o Morro do Chapéu
Ponto mais alto de Capitólio, com quase 1,3 mil metros de altitude, a partir do topo do morro é possível observar várias cidades da região.
Para alcançar o topo, há uma trilha que pode ser feita de carro, moto, bicicleta e até mesmo a pé, em uma distância de cerca de 12 quilômetros a partir da cidade.
No caminho, existem lajeados, chapadões e muralhas de pedras construídas no início do século XX pelo artista e trabalhador rural Nestor Caetano, além da chance de observar animais da fauna local, como lobos e tamanduás.
Conhecer a Pedreira Lagoa Azul
Formada pelos restos de uma antiga área de extração mineral desativada há quase 20 anos, a pedreira tem um visual de filme de ficção científica.
As escavações e retiradas de pedras de quartzito fizeram com que a água do subsolo brotasse e invadisse o espaço, formando a lagoa paradisíaca e de água cristalina. Atualmente, a pedreira está desativada e recebe apenas turistas.
Invista, relaxe e lucre com o Píer 135
No coração de Escarpas do Lago, o Píer 135 não é apenas um lugar para morar, é também uma oportunidade de investimento inigualável.
Desde uma infraestrutura de primeira linha, com serviços de limpeza, tecnologia de última geração e segurança 24/7, até a possibilidade de multipropriedade, o Píer 135 traduz o que realmente é investir em imóveis.
Estar no Píer 135 é se tornar parte de uma comunidade exclusiva que valoriza o equilíbrio perfeito entre aventura e tranquilidade.
Quer saber mais? Clique aqui.