Quando o assunto é turismo em Minas Gerais, não há como não falar do município de Capitólio. Dentro da cidade, há também um outro atrativo para os visitantes: Escarpas do Lago, localizado à beira do Lago Furnas.
Escarpas do Lago está localizado a cerca de 6 km do centro de Capitólio e tem vida própria em relação à cidade. Possui acesso direto ao Lago Furnas, o que facilita para quem procura por passeios de lanchas.
O local também é conhecido por suas diversas opções de restaurantes, bares, comércio, moradia e hospedagem (incluindo o Píer 135). A vida noturna costuma ser animada nos dias com maior movimento de turistas. Quando a cidade está mais calma reina a tranquilidade por lá.
Que tal conhecer um pouco mais da história desse incrível lugar?
História de Capitólio
Antes de falar especificamente do Escarpas do Lago, é impossível não citar a origem de Capitólio.
Por volta de 1800, dois portugueses, Machado de Faria e Gonçalves de Morais, chegaram à região. O potencial das matas, ainda intocadas pelo homem, chamou a atenção dos europeus que começaram a explorar o local.
Após alguns anos, essas matas se transformaram em fazendas produtivas, o que impulsionou o movimento e o comércio na região. Os primeiros moradores do local, onde se originou a cidade, foram três irmãos: João Francisco, Manoel Francisco e Antônio Francisco.
Eles são considerados os fundadores do povoado que originou Capitólio, tanto que no início o local era conhecido como “Arraial dos Franciscos”.
Em 1893, o fazendeiro Pedro Messias da Cunha adquiriu boa parte daquelas terras e doou um espaço para a construção de uma capela, erguida em honra a São Sebastião, padroeiro da cidade. A partir daí, o povoado ficou conhecido como Arraial de São Sebastião dos Franciscos.
Em 1923, São Sebastião dos Francisco foi elevado à distrito por meio de uma lei que criou o Distrito de Capitólio, anexado ao município de Guapé. Dezesseis anos depois, Capitólio se tornou uma vila e em 1948 se transformou em um município.
A formação do Lago Furnas
Na década de 50, em Belo Horizonte, a região sudeste estava com a economia ameaçada em razão de uma crise hidrelétrica. A solução encontrada pelo presidente Juscelino Kubitschek foi a construção de uma usina hidrelétrica.
Foi criada então a Central Elétrica de Furnas, instalada no curso médio do rio Grande, entre os municípios de São João Batista da Glória e São José da Barra.
Em 1963, o grande “mar doce de Minas teve início”. As águas foram desviadas para a construção da usina, formando o Lago de Furnas. A implantação, no entanto, provocou a inundação da antiga cidade de Guapé. Todos os moradores do município tiveram que se mudar para o lado mais alto da cidade, dando origem a um novo município.
O lago, trouxe transtornos na década de 60, mas posteriormente se tornaria uma fonte de receita para o turismo das cidades banhadas por ele.
A origem do Escarpas do Lago
Até o final da década de 70, Capitólio era apenas mais um povoado próximo de belezas naturais. Mas um investimento mudou para sempre a economia da cidade: a construção do Escarpas do Lago.
Oficialmente nos registros, a região de Escarpas do Lago é chamada de Engenheiro José Mendes Júnior. O local famoso foi idealizado por Marcos Valle Mendes, um visionário que se apaixonou pelas águas do Lago Furnas.
Hoje, Escarpas do Lago conta com aproximadamente 1.200 residências de veraneio. É o maior balneário e possui a maior concentração de água doce da América Latina. São 2,6 bilhões de metros cúbicos, três vezes mais que a Baía de Guanabara.
Na alta temporada, a população de Capitólio salta de 8 para 30 mil pessoas e Escarpas do Lago é um dos principais destinos.
Tenha um empreendimento no Escarpas do Lago
Gostou da história de Escarpas do Lago? Pois saiba que é possível adquirir um empreendimento no coração desta região. O Píer 135 é a personificação da sofisticação e do luxo.
São 117 unidades flexíveis, com infraestrutura de ponta, tecnologia de última geração e serviços de limpeza. Se você é um amante de vista panorâmica, o Píer 135 é a opção certa para você.
Além disso, o empreendimento não é apenas um lugar para morar. Quando você não estiver desfrutando da propriedade, pode alugá-la. A administradora cuida de todo o processo de aluguel, desde a listagem até manutenção, garantindo que a propriedade esteja sempre em perfeitas condições para receber os hóspedes.
A joia do Escarpas do Lago espera por você!